O tópico: Interação e aprendizado experiencial.
- Os cursos inicialmente "evoluíram" da modalidade por correspondência para cursos nos quais os alunos enviavam seus trabalhos por e-mail para serem corrigidos pelo professor, ou seja, não havia qualquer diferença.
- O aprendizado on-line começou a se desenvolver quando os professores aceitaram o desafio de incorporar a interatividade.
- Mas como dar aos alunos a oportunidade de interagir, de experimentar os conceitos e habilidades que são tão caras aos ambientes atuais? A interação social.
- Um tipo de interação é a Web conferência - Todos os alunos on-line participando de forma síncrona, onde o mediador organiza as formas de interação, decidindo se em pequenos grupos, em duplas, ou qualquer outra forma de trabalho. Os alunos discutem determinada situação e obtém feedback imediato dos colegas. É um aprendizado que acontece de maneira síncrona. Em um curso sobre negociação, os alunos realmente negociam fazendo uso deste tipo de formato. Obviamente não é o mesmo que estar em uma interação face-a-face, mas os alunos podem ter uma relação mais próxima uns com os outros.
- O aprendizado experiencial pode sim ocorrer em um ambiente on-line. O aprendizado em tempo real, feito de forma interativa, onde os assuntos são discutidos, negociações são realizadas e os indivíduos assumem diferentes papéis, tudo isso fazendo parte do objetivo do curso, é possível graças à interatividade. É quase o mesmo que estar face-a-face.
- Outra ferramenta possível de ser utilizada é o chat, associado ao Skype, por exemplo. Pode ser utilizado para estudos de caso, para a discussão de eventos do dia-a-dia, enfim, para a discussão de questões em tempo real.
Bem, podemos concluir que o uso de uma ferramenta síncrona, como o chat, pode ser de enorme valia para se atingir determinados objetivos. Mas terá a mesma utilidade em todas as situações?
Essa é uma pergunta que deixo para vocês pensarem.
Vamos nos falando. Aguardo as sugestões de vocês.
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